Final de tarde

Final de tarde

Vamos lá tentar fazer mais um post onde tento explicar o que gostei num set de fotografias. Obviamente que nem todas são boas fotografias - se alguma - mas as que me chamaram a atenção de alguma forma.

A primeira, a gare marítima do porto do Funchal, a luz do final de tarde realçou as formas brilhantes em contraste com as zonas já escuras. O efeito poderia ser melhor com uma grande angular, mas estava teimoso em usar apenas a 23mm. Achei igualmente piada ao velocista (?) com a luz da bicicleta a iluminar o caminho e o efeito matrix do edifício atras.

No edifício da gare em particular, estas cenas chamaram-me a atenção, nomeadamente os olhos do “grande irmão” à retaguarda da indicação da Alfândega, a luz quase cyber punk da sala de espera e um marco de correio, isolado e resiliente, a fazer-se ver mesmo com a facilidade do email e telemóvel.

A exploração deste espaço continuou, com a luz a tornar-se cada vez mais azul no local. Um corredor aproxima-se, vejo-o e imagino como ficaria uma fotografia no momento que ele passava debaixo do candeeiro. Vê-se Vénus lá no alto, tento enquadrar, disfarçar que o motivo da fotografia seria o céu e não a cena bem terrestre. Ajusto a velocidade para mostrar movimento mas sem comprometer a nitidez do fundo. Disparo.